Cuidar da pele em tempo frio

 

No Inverno são frequentes as queixas de pele seca, muitas vezes com prurido. Em casos mais severos pode surgir inflamação (eczema) associado à secura da pele.

O vento, o frio e  o ar seco no interior das habituações aquecidas, o banho com água mais quente e a redução da transpiração contribuem para a secura da pele durante o Inverno.

Alguns conselhos para evitar os efeitos negativos do tempo frio na sua pele:

- Evitar o banho com água muito quente, preferir banho rápido com água morna.

- Evitar o uso excessivo de sabões e se tiver a pele muito seca, dar preferência a agentes de limpeza menos secativos, habitualmente designados  "pain" ou "syndet".

- Aplicar creme hidratante após o banho, que no inverno deve ser mais gordo e aplicado uma ou mais vezes ao dia, particularmente nas zonas mais secas, tais como braços, pernas e mãos. Na face é importante usar creme hidratante, mas os cremes gordos podem não ser adequados quando a pele é oleosa com tendência para acne.

- Evitar roupa de lã  em contacto directo com a pele, o algodão é melhor tolerado.

- Nos lábios, pode ser necessário a utilização de creme labial ou batom gordo várias vezes ao dia para evitar o cieiro.

-  Nas habitações com aquecimento pode ser útil a instalação de humidificadores .

Beber água, manter uma boa hidratação é sempre importante, mas não é suficiente para evitar a secura da pele, pelo que os cuidados, atrás referidos, para evitar a remoção excessiva da gordura natural da pele e a aplicação de creme hidratante / gordo são fundamentais para manter a sua pele saudável durante o inverno.

 

Voltar às Informações