Informação

 

Sífilis - diagnóstico e tratamento

A sífilis é uma patologia infecciosa, sistémica, causada pelo treponema pallidum, subespécie pallidum.

Existem outras treponematoses, endémicas em várias partes do mundo, particularmente na América Central e do Sul, como a bouba, bejel e pinta, que são provocadas por outras subespécies de treponema, mas não são doenças sexualmente transmissíveis.

A sífilis surgiu de forma súbita na europa em finais do século XV, era até então desconhecida na medicina europeia. A teoria colombiana atribui o surgimento da doença na Europa, ao facto de marinheiros de Cristovão Colombo a terem trazido ...

Ler mais >>


Tricoscopia

A tricoscopia consiste na análise detalhada do cabelo e do couro cabeludo utilizando tricoscópios ou dermatoscópios manuais ou digitais. Os sistemas digitais mais diferenciados têm a vantagem de permitir maiores ampliações e o armazenamento das imagens.

As áreas de maior interesse para utilização da tricoscopia são a alopecia não cicatricial, a alopecia cicatricial, as doenças da haste capilar e as doenças inflamatórias do couro cabeludo.

O recurso a esta técnica permit ...

Ler mais >>


Hiperhidrose - transpiração excessiva

Suar é uma função essencial para uma adequada termorregulação. Doentes com patologias genéticas, como a displasia ectodérmica hipohidrótica ou anidrótica, têm dificuldade em tolerar o calor e o exercício físico em ambiente quente, podendo desenvolver hipertermia grave.

Os mecanismos de arrefecimento do corpo compreendem o arrefecimento radiativo, resultante da dissipação do calor, através da vasodilatação cutânea e o arrefecimento evaporativo que resulta da evaporação da água da pele molhada pelo suor.

Na nossa pele exis ...

Ler mais >>


Queda de cabelo – as várias alopecias

A rarefacção capilar resultante da queda anormal de cabelo é vulgarmente designada por alopecia. Na base do seu desenvolvimento podem estar factores genéticos, patologia da tiroide, défice de ferro, biotina ou zinco, pós-parto, medicamentos, etc.

Existem diversos tipos de alopecia, algumas recuperáveis outras apenas controláveis.

Os folículos pilosos são estruturas dinâmicas onde o desenvolvimento dos cabelos ocorre por ciclos. Ler mais >>


Alergia ao sol

Um motivo frequente de consulta é a erupção polimorfa solar, vulgarmente chamada de "alergia ao sol". Surge sobretudo na Primavera e Verão e inicia-se horas ou dias após exposição solar com aparecimento de pápulas e/ou vesículas particularmente no pescoço, área do decote, ombros e membros superiores. Pensa-se que a radiação ultravioleta modifica a estrutura de algumas proteínas da pele, que passam a ser consideradas estranhas ao organismo, pelo que o sistema imunitário reage contra elas.

Ler mais >>


 

Anterior   1    2  Proximo