Informação

 

Sinais: benignos e de risco, como distinguir?

O termo “sinal” é genericamente utilizado para designar diversos tipos de lesões pigmentadas presentes na pele. Em termos médicos, estas lesões podem ser subdivididas em dois grandes grupos: lesões melanocíticas e lesões não melanocíticas. As não melanocíticas compreendem várias entidades comuns: fibropapilomas, queratoses seborreicas, dermatofibromas, angiomas, que podem ter importância estética mas, em termos patológicos, são pouco relevantes.

Ler mais >>


Nevos atípicos e dermatoscopia

O conceito de nevo atípico suscita controversa tanto em relação à nomenclatura como em relação aos critérios clínicos, dermatoscópicos e histopatológicos de diagnóstico.

A designação mais consensual é nevos atípicos mas continuam a ser utilizadas outras como, nevos displásicos, nevos de Clark, B-K  nevus ou nevos com alteração arquitectural.

Mais do que precursores de melanoma, a presença de nevos atípicos é considerada um marcador de risco aumentado para desenvolvimento de melanoma, que pode surgir por transformação de nevo ou de novo.Ler mais >>


Fotoprotecção

O sol é fonte de energia e de vida e tem efeitos benéficos sobre a saúde, sendo reconhecido o seu papel na síntese da vitamina D, podendo ainda afectar de forma positiva o humor, através de acção anti-depressiva.

As preocupações em relação às consequências negativas da exposição solar surgiram quando o comportamento natural, de procurar a sombra nas horas de maior intensidade da radiação solar, foi substituído pela exposição, deliberada e excessiva, ao sol com o intuito de obter uma tonalidade bronzeada. A consequência imediata foi o aumento do número de queimaduras solares mas só alguns anos ...

Ler mais >>


Queda de cabelo - as várias alopecias

A rarefacção capilar resultante da queda anormal de cabelo é vulgarmente designada por alopecia. Na base do seu desenvolvimento podem estar factores genéticos, patologia da tiroide, défice de ferro, biotina ou zinco, pós-parto, medicamentos, etc.

Existem diversos tipos de alopecia, algumas recuperáveis outras apenas controláveis.

Os folículos pilosos são estruturas dinâmicas onde o desenvolvimento dos cabelos ocorre por ciclos. Ler mais >>


Hiperhidrose - transpiração excessiva

Suar é uma função essencial para uma adequada termorregulação. Doentes com patologias genéticas, como a displasia ectodérmica hipohidrótica ou anidrótica, têm dificuldade em tolerar o calor e o exercício físico em ambiente quente, podendo desenvolver hipertermia grave.

Os mecanismos de arrefecimento do corpo compreendem o arrefecimento radiativo, resultante da dissipação do calor, através da vasodilatação cutânea e o arrefecimento evaporativo que resulta da evaporação da água da pele molhada pelo suor.

Na nossa pele exis ...

Ler mais >>


 

Anterior   1    2  Proximo