Informação

 

Fotoprotecção

O sol é fonte de energia e de vida e tem efeitos benéficos sobre a saúde, sendo reconhecido o seu papel na síntese da vitamina D, podendo ainda afectar de forma positiva o humor, através de acção anti-depressiva.

As preocupações em relação às consequências negativas da exposição solar surgiram quando o comportamento natural, de procurar a sombra nas horas de maior intensidade da radiação solar, foi substituído pela exposição, deliberada e excessiva, ao sol com o intuito de obter uma tonalidade bronzeada. A consequência imediata foi o aumento do número de queimaduras solares mas só alguns anos ...

Ler mais >>


Nevos atípicos e dermatoscopia

 

O conceito de nevo atípico suscita controversa tanto em relação à nomenclatura como em relação aos critérios clínicos, dermatoscópicos e histopatológicos de diagnóstico.

A designação mais consensual é nevos atípicos mas continuam a ser utilizadas outras como, nevos displásicos, nevos de Clark, B-K  nevus ou nevos com alteração arquitectural.

Mais do que precursores de melanoma, a presença de nevos atípicos é considerada um marcador de risco aumentado para desenvolvimento de melanoma, que pode surgir por transformaç&atil ...

Ler mais >>


Cuidar da pele em tempo frio

No Inverno são frequentes as queixas de pele seca, muitas vezes com prurido. Em casos mais severos pode surgir inflamação (eczema) associado à secura da pele.

O vento, o frio e  o ar seco no interior das habituações aquecidas, o banho com água mais quente e a redução da transpiração contribuem para a secura da pele durante o Inverno.

Alguns conselhos para evitar os efeitos negativos do tempo frio na sua pele:

- Evitar o banho com água muito quente, preferir banho rápido com água morna.

- Evitar o uso excessivo de sabões e se tiver a pele muito seca, dar prefer ...

Ler mais >>